-
Arquitetos: Tadu Arquitetura
- Área: 50 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Nathalie Ventura
-
Fabricantes: Conceitos Marcenaria, Eilane, Laminex, Marcondes Coimbra, Roca, Suvinil
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Tapí, que iniciou suas operações com um foodtruck, migrou para a loja física com o desafio de planejar a combinação entre regionalismo (norte/nordeste) com aspectos cosmopolitas de uma marca jovem e sofisticada. O cliente desejava um projeto de baixo custo, que pudesse estar inserido no universo carioca sem deixar de lado artifícios da origem de sua matéria prima – a tapioca. A pesquisa procurou levar em consideração cores, texturas, grafias - desde a maneira de preparo do alimento até traços estéticos marcantes da região.
Definimos uma base clara e neutra para a loja. Tons de areia, madeira e palha. A partir dessa organização, todos os elementos da loja tiveram papel fundamental na experiência de quem a visita. Marcenaria com encaixes simples realçam a sensação do “feito à mão”. Elementos da logo foram impressos em parte dos azulejos das paredes. Tiramos partido dos cestos garimpados em Belém do Pará e os usamos como luminárias. A porta bipartida, típica do Norte/Nordeste, junto com a composição das esquadrias da fachada, levam o espectador a uma viagem pelo Brasil. O balcão recebeu uma grafia em cobre inspirada em gravuras indígenas presentes no branding da marca.
Assim como em muitos de nossos projetos, utilizamos mecanismos criativos para solucionar a ocupação de espaços e tradução de branding em ambientes de varejo, sem que o custo das intervenções inviabilize, por exemplo, que jovens marcas tenham um espaço físico para trabalhar/vender seus produtos. Diante do custo elevado dos alugueis comerciais nos grandes centros urbanos, inovar é permitir que existam projetos adequados ao baixo custo construtivo, sem prejuízo estético/funcional. O projeto foi concebido para que possa ser transformado em uma rede de franquias no futuro.
Desta maneira, todos os artifícios - letreiro, estante, revestimentos, etc - deveriam ser facilmente replicados independente do espaço físico. O somatório transparece de maneira clara a fusão entre o universo cosmopolita de jovens empreendedores e o cuidado do regionalismo brasileiro. A premissa pelo baixo custo das intervenções tem sido cada vez mais decisivo na hora de projetar. Acreditamos ser possível inovar, surpreender e melhorar a qualidade dos estabelecimentos comerciais das nossas cidades através do olhar criterioso e criativo, utilizando o investimento financeiro disponível pelo cliente, seja ele qual for.